PRESERVAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA

PRESERVAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA
A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

domingo, 18 de setembro de 2011


Parque da  Cidade
História
Antigamente, o território do parque pertencia a Manoel Dias da Silva, que deixou de herança para Joventino Pereira da Silva, e fazia parte da antiga Fazenda Pituba.
Em 21 de abril de 1919, foi lançada a Planta de Arruamento da "Cidade da Luz", projetada pelo engenheiro Teodoro Sampaio, nos terrenos da fazenda.
Nos anos 1970, Joventino Silva doou à Prefeitura a área do Parque, com cerca de 1,4 milhão m², por causa da urbanização que acontecia no bairro da Pituba. Então em 30 de outubrode 1973, foi criado através do Decreto Municipal nº 4.522 o Parque da Cidade Joventino Silva, que foi inaugurado somente em 1975, pelo então prefeito Clériston Andrade, durante o governo de Antônio Carlos Magalhães.
Depois de várias intervenções feitas pela Prefeitura Municipal do Salvador, em parceria com a Petrobrás, o Parque da Cidade foi completamente reurbanizado e entregue à população em12 de outubro de 2001, pelo prefeito Antônio Imbassahy, com as presenças do senador Antônio Carlos Magalhães e do governador César Borges.

Área Verde

Abrangendo mamíferos (destaque para os sagüis e sarigüês), aves, répteis (destaque para os lagartos) e anfíbios, e uma flora também, como a ipê roxopau-paraíbaoitisucupira, coqueirosdendezeirosjaqueirasmangueirassapotizeirosbromélias e orquídeas.
Conta com cerca de 720 mil  de área verde. É um local de preservação da mata atlânticavegetação original da costa brasileira, e também o único local da cidade em que há a transição da mata atlântica para as dunas, e, por isso, podem ser encontradas diversas espécies ornamentais e frutíferas. Sua topografia é acidentada e o solo é argiloso, além de haverpântanos. Possui uma fauna rica,
abrangendo mamíferos (destaque para os sagüis e sarigüês), avesrépteis (destaque para os lagartos) e anfíbios, e uma flora também, como a ipê roxopau-paraíbaoitisucupiracoqueirosdendezeiros
No parque há a presença da Polícia Florestal para fazer a segurança efetiva da vegetação.
Outros atrativos

A platéia lotada na apresentação da banda Moinho no Projeto Música no Parque, no Anfiteatro Dorival Caymmi, no dia 24 de agosto de 2008.[1]
Além da área verde, há também quadras poliesportivas, parquinhos para crianças, equipamentos de lazer e ginástica, pista de cooper com 3.500metros de extensão, ciclovia, praça para idosos, área para piquenique, lanchonetes, um posto médico, áreas de concentração e encontros paraestudantes, turistas e grupos da terceira idade, um amplo estacionamento com capacidade para abrigar 270 automóveis e um anfiteatro, chamado de Dorival Caymmi, com capacidade para 600 pessoas fazendo parte de sua infra-estrutura.
O parque passou a se destacar no cenário musical, através do Projeto Música no Parque, em que se oferece shows gratuitos de músicos populares em seu anfiteatro, onde também há realizações de outras manifestações artísticas.
Stefany Gama



 

2 comentários: